Pular para o conteúdo
FiscalAPI
923 Operação/Fiscal

Rejeição 923 — Referenciado documento de operação interna em operação interestadual ou com o exterior

Motivo da rejeição

Referenciado documento de operação interna em operação interestadual ou com o exterior

3 min de leitura

O que é esta rejeição?#

A Rejeição 923 é retornada pela SEFAZ durante a validação da NF-e quando há uma inconsistência relacionada a natureza fiscal da operação (entrada, saída, transferência, etc.), informação do documento fiscal. Isso significa que a nota fiscal não foi autorizada e precisa ser corrigida antes de ser retransmitida.

Os campos afetados estão na seção de dados do destinatário, identificação da NF-e, informações dos produtos do XML.

Campos XML relacionados#

Esta rejeição está associada aos seguintes campos do XML da NF-e. Verifique cada um deles ao diagnosticar o problema:

CampoXPath no XMLDescrição
CFOPNFe/infNFe/det/prod/CFOPCódigo Fiscal de Operações
idDestNFe/infNFe/ide/idDestIdentificador de destino da operação
UF_destNFe/infNFe/dest/enderDest/UFUF do destinatário

Causas comuns#

  • Os dados de exportação estão incompletos ou incorretos no XML
  • O CFOP de exportação (7xxx) não corresponde ao identificador de destino (idDest=3)
  • O local de saída do país não foi informado ou está incorreto
  • Os dados de importação (DI, drawback) estão com formato inválido

Como resolver#

  1. Para exportação, use CFOP da faixa 7xxx e idDest=3 (operação com exterior)
  2. Preencha corretamente o grupo de exportação com o local de embarque
  3. Verifique o formato do número da DI/DSI conforme padrão da Receita Federal
  4. Confirme que os dados de despacho aduaneiro estão completos e válidos

💡
Dica: Para identificar a causa desta rejeição, comece verificando os campos CFOP, idDest, UF_dest no XML da NF-e. Compare os valores informados com os dados cadastrais atualizados na SEFAZ e na Receita Federal.

Verificações analíticas#

  • Se CFOP do item começa com 7 (exportação) mas idDest é diferente de 3, então há contradição entre a natureza da operação declarada no item e o identificador de destino da nota: ajuste idDest para 3 (exterior) ou corrija o CFOP para a faixa compatível com a destinação real (1xxx/2xxx para interna/interestadual).
  • Se idDest=3 (exterior) e a UF do destinatário (dest/enderDest/UF) está preenchida com uma sigla de estado brasileiro em vez de 'EX', então o endereço do destinatário contradiz a operação com exterior declarada: preencha UF do destinatário com 'EX' e cMunFG com o código do município de saída/embarque.
  • Se CFOP está na faixa 7xxx e o grupo exporta (detExport/exportInd) está ausente ou o campo nLI (número do Registro de Exportação) não foi informado, então os dados aduaneiros obrigatórios para exportação estão incompletos: preencha o grupo exporta com nLI, nAct e outros campos exigidos pelo schema para operações com CFOP 7xxx.
  • Se tpNF=1 (saída) com CFOP 7xxx e CST do ICMS é diferente de 40 ou 41 (isenção/não tributado típicos de exportação) ou o motDesICMS não está preenchido com o código correspondente à imunidade de exportação, então a tributação do ICMS é inconsistente com a operação de exportação: aplique CST 40 com motDesICMS=6 (ICMS desonerado por exportação) conforme legislação.
  • Se idDest=3 e o cMunFG informado corresponde a um município sem porto, aeroporto ou ponto de fronteira alfandegado reconhecido, enquanto o grupo infAdic não traz dados de local de embarque, então o local de saída do país pode ser inválido perante a SEFAZ: preencha o campo xLocDespacho ou o campo equivalente de local de embarque com o ponto alfandegado real de saída da mercadoria.
Compartilhar: WhatsApp LinkedIn Twitter

Consulte IEs e CNPJs antes de emitir NF-e

Muitas rejeições acontecem por dados cadastrais desatualizados. Com a FiscalAPI, consulte Inscrições Estaduais e CNPJs em tempo real direto da SEFAZ e Receita Federal.

Criar conta →