Pular para o conteúdo
FiscalAPI
609 ICMS/Tributação

Rejeição 609 — Total do COFINS difere do somatório dos itens sujeitos ao ISSQN

Motivo da rejeição

Total do COFINS difere do somatório dos itens sujeitos ao ISSQN

3 min de leitura

O que é esta rejeição?#

A Rejeição 609 é retornada pela SEFAZ durante a validação da NF-e quando há uma inconsistência relacionada a valor total da nota fiscal, base de cálculo dos impostos. Isso significa que a nota fiscal não foi autorizada e precisa ser corrigida antes de ser retransmitida.

Este código indica que rejeição: Total do COFINS difere do somatório dos itens sujeitos ao ISSQN.

Os campos afetados estão na seção de informações dos produtos, tributação (ICMS) do XML.

Campos XML relacionados#

Esta rejeição está associada aos seguintes campos do XML da NF-e. Verifique cada um deles ao diagnosticar o problema:

CampoXPath no XMLDescrição
vNFNFe/infNFe/total/ICMSTot/vNFValor total da NF-e
vBC_totalNFe/infNFe/total/ICMSTot/vBCBase de cálculo total do ICMS
vProdNFe/infNFe/det/prod/vProdValor total bruto dos produtos

Causas comuns#

  • O valor total da NF-e (vNF) não corresponde ao somatório dos itens
  • A base de cálculo total do ICMS diverge da soma das bases individuais
  • Os totalizadores do grupo ICMSTot estão inconsistentes com os valores dos itens

Como resolver#

  1. Recalcule todos os totalizadores do grupo <total><ICMSTot> somando os valores de cada item
  2. vNF deve ser igual a: vProd + vST + vFrete + vSeg + vOutro + vII + vIPI + vFCPST - vDesc - vICMSDeson
  3. Verifique cada campo totalizador individualmente contra a soma dos itens correspondentes

💡
Dica: Para identificar a causa desta rejeição, comece verificando os campos vNF, vBC_total, vProd no XML da NF-e. Compare os valores informados com os dados cadastrais atualizados na SEFAZ e na Receita Federal.

Verificações analíticas#

  • Se a soma de COFINS/vCOFINS de todos os itens cujo cMunFG coincide com o município do emitente e cujo CST COFINS pertence ao grupo de tributação plena (01, 02, 03) difere do campo total/ICMSTot/vCOFINS em mais de R$ 0,01 então há divergência entre o totalizador COFINS e a soma dos itens sujeitos a ISSQN: recalcule vCOFINS do grupo total somando apenas os itens com incidência COFINS efetiva, segregando os itens de ISSQN que porventura usem CST 49 ou 99 com alíquota zero.
  • Se o emitente possui CRT=1 (Simples Nacional) e algum item utiliza CSOSN diferente de 101, 102, 103, 201, 202, 203, 300, 400, 500 ou 900, mas os campos COFINS/pCOFINS e PIS/pPIS apresentam alíquotas maiores que zero nesses mesmos itens, então a tributação PIS/COFINS está incompatível com o regime Simples Nacional: zere as alíquotas de PIS e COFINS nos itens do Simples e ajuste os totalizadores vPIS e vCOFINS do grupo total.
  • Se existem itens cujo CFOP inicia com 5 ou 6 (saída) e cujo código de serviço municipal está preenchido (cServTribMun), mas o CST COFINS desses itens é diferente de 49 (operação com ISS), então o campo total/ICMSTot/vCOFINS pode estar incluindo base de ISSQN indevidamente: segregue esses itens no grupo ISSQNtot e exclua seus valores de vCOFINS do totalizador ICMSTot, pois a rejeição 609 aponta exatamente essa mistura entre itens ISSQN e o somatório COFINS do grupo ICMS.
  • Se o valor total/ISSQNtot/vCOFINS somado ao total/ICMSTot/vCOFINS difere da soma de COFINS/vCOFINS de todos os itens da NF-e em mais de R$ 0,01, então há itens cujo COFINS não foi alocado em nenhum dos dois grupos totalizadores ou foi contado em duplicidade: percorra cada det/imposto/COFINS, classifique o item como ISSQN (cServTribMun preenchido) ou ICMS (demais), e distribua vCOFINS exclusivamente ao grupo totalizador correspondente.
  • Se o campo total/ISSQNtot está ausente ou vazio e existem itens com cServTribMun preenchido cujo vCOFINS é maior que zero, então os valores COFINS desses itens de serviço foram somados ao total/ICMSTot/vCOFINS causando o excedente que gera a rejeição 609: inclua o grupo ISSQNtot com os campos vServ, vBC, vISS, vPIS e vCOFINS calculados exclusivamente sobre esses itens de serviço e subtraia esses mesmos valores do totalizador ICMSTot.
Compartilhar: WhatsApp LinkedIn Twitter

Consulte IEs e CNPJs antes de emitir NF-e

Muitas rejeições acontecem por dados cadastrais desatualizados. Com a FiscalAPI, consulte Inscrições Estaduais e CNPJs em tempo real direto da SEFAZ e Receita Federal.

Criar conta →