Pular para o conteúdo
FiscalAPI
237 Destinatário

Rejeição 237 — CPF do destinatário inválido

Motivo da rejeição

CPF do destinatário inválido

3 min de leitura

O que é esta rejeição?#

A Rejeição 237 é retornada pela SEFAZ durante a validação da NF-e quando há uma inconsistência relacionada a cadastro do contribuinte na Receita Federal, informação do documento fiscal. Isso significa que a nota fiscal não foi autorizada e precisa ser corrigida antes de ser retransmitida.

Este código indica que rejeição: CPF do destinatário inválido.

Os campos afetados estão na seção de dados do destinatário do XML.

Campos XML relacionados#

Esta rejeição está associada aos seguintes campos do XML da NF-e. Verifique cada um deles ao diagnosticar o problema:

CampoXPath no XMLDescrição
CNPJ_destNFe/infNFe/dest/CNPJCNPJ do destinatário
CPF_destNFe/infNFe/dest/CPFCPF do destinatário
UF_destNFe/infNFe/dest/enderDest/UFUF do destinatário
indIEDestNFe/infNFe/dest/indIEDestIndicador de IE do destinatário

Causas comuns#

  • O CNPJ ou CPF do destinatário está inválido ou não cadastrado
  • Os dados do destinatário no XML não correspondem ao cadastro na Receita Federal
  • A UF do destinatário está incorreta ou incompatível com o endereço

Como resolver#

  1. Verifique se o CNPJ ou CPF do destinatário está correto e ativo na Receita Federal
  2. Confirme a UF do destinatário no campo <dest><enderDest><UF>
  3. Atualize os dados cadastrais do destinatário no seu sistema

💡
Dica: Para identificar a causa desta rejeição, comece verificando os campos CNPJ_dest, CPF_dest, UF_dest, indIEDest no XML da NF-e. Compare os valores informados com os dados cadastrais atualizados na SEFAZ e na Receita Federal.

Verificações analíticas#

  • Se <dest><CPF> possui 11 dígitos mas falha no algoritmo de validação dos dois dígitos verificadores (módulo 11) então o CPF está numericamente inválido independente de formatação ou máscara: recalcule os dígitos verificadores do CPF informado e corrija o valor no campo antes de retransmitir.
  • Se <dest><CPF> está preenchido e simultaneamente <dest><CNPJ> também está preenchido no mesmo elemento dest então há duplicidade proibida de identificação do destinatário no schema NFe 4.00: mantenha exclusivamente o campo correspondente ao tipo real do destinatário, removendo o outro.
  • Se <dest><enderDest><UF> difere da UF implícita no <dest><enderDest><cMun> conforme tabela IBGE (os dois primeiros dígitos do código do município não correspondem ao código da UF declarada) então há inconsistência geográfica entre município e UF do destinatário que pode acionar validação cruzada da SEFAZ: corrija o cMun ou a UF para que ambos referenciem a mesma unidade federativa.
  • Se <dest><CPF> contém sequência homogênea de dígitos iguais (ex.: 00000000000, 11111111111) que satisfaz formalmente o módulo 11 mas é reconhecida como CPF inválido pela Receita Federal então o valor é tecnicamente inválido: substitua pelo CPF real e ativo do destinatário consultando o cadastro na Receita Federal.
  • Se <ide><idDest> está igual a 2 (operação interestadual) mas <dest><enderDest><UF> é idêntica à <emit><enderEmit><UF> então há contradição entre o indicador de destinação e a UF do destinatário, o que pode causar rejeição ao evidenciar dados inconsistentes do destinatário: alinhe idDest com a real UF de destino ou corrija a UF do endereço do destinatário.
Compartilhar: WhatsApp LinkedIn Twitter

Consulte IEs e CNPJs antes de emitir NF-e

Muitas rejeições acontecem por dados cadastrais desatualizados. Com a FiscalAPI, consulte Inscrições Estaduais e CNPJs em tempo real direto da SEFAZ e Receita Federal.

Criar conta →