Rejeição 340 — Não informado o grupo de exportação indireta no item
Motivo da rejeição
Não informado o grupo de exportação indireta no item
O que é esta rejeição?#
A Rejeição 340 é retornada pela SEFAZ durante a validação da NF-e quando há uma inconsistência relacionada a informação do documento fiscal, classificação fiscal da mercadoria na tabela NCM. Isso significa que a nota fiscal não foi autorizada e precisa ser corrigida antes de ser retransmitida.
Os campos afetados estão na seção de informações dos produtos do XML.
Campos XML relacionados#
Esta rejeição está associada aos seguintes campos do XML da NF-e. Verifique cada um deles ao diagnosticar o problema:
| Campo | XPath no XML | Descrição |
|---|---|---|
| cProd | NFe/infNFe/det/prod/cProd | Código do produto |
| NCM | NFe/infNFe/det/prod/NCM | Código NCM |
| qCom | NFe/infNFe/det/prod/qCom | Quantidade comercial |
| vUnCom | NFe/infNFe/det/prod/vUnCom | Valor unitário de comercialização |
| vProd | NFe/infNFe/det/prod/vProd | Valor total bruto dos produtos |
| uCom | NFe/infNFe/det/prod/uCom | Unidade comercial |
Causas comuns#
- Os dados do produto estão inconsistentes (quantidade × valor unitário ≠ valor total)
- A unidade comercial (uCom) é inválida ou incompatível com o produto
- O código do produto (cProd) está ausente ou duplicado entre itens
- O valor total do produto não corresponde ao cálculo quantidade × valor unitário
Como resolver#
- Verifique se vProd = qCom × vUnCom (o valor total deve ser o produto da quantidade pelo valor unitário)
- Confirme que a unidade comercial é válida (UN, KG, CX, LT, M, etc.)
- Revise a quantidade de casas decimais dos campos numéricos conforme o MOC
- Cada item deve ter um número sequencial único (nItem) começando em 1
Verificações analíticas#
- Se CFOP do item iniciar com 7 (exportação) e o grupo <exporta> estiver ausente no respectivo <det>, então o item de exportação está sem as informações obrigatórias de exportação indireta (<nDraw> ou <nRE>): inclua o grupo <exporta> com os campos <UFSaidaPais>, <xLocExporta> e, quando aplicável, <nDraw> para exportação indireta conforme layout NF-e 4.00.
- Se CFOP do item iniciar com 7 e o CST de ICMS informado for diferente de 40, 41 ou 070 (CSOSN para Simples Nacional) ou se o CST PIS/COFINS não for 07 (operação de exportação isenta de contribuição), então há inconsistência entre o CFOP de exportação e os tributos declarados: ajuste os CSTs de ICMS, PIS e COFINS para os códigos compatíveis com saída para o exterior.
- Se tpNF=1 (saída) e CFOP começa com 7 e idDest não é igual a 3 (operação com exterior), então o destino da operação está classificado incorretamente para um CFOP de exportação: corrija idDest para 3 e verifique se os campos <enderDest> refletem o endereço do exportador/destinatário no exterior ou do recinto aduaneiro.
- Se CFOP do item iniciar com 7 e o campo <indFinal> estiver marcado como 1 (consumidor final) e <indPres> diferente de 0, então a operação de exportação está com indicadores de venda a consumidor final presencial incompatíveis com saída para exterior: defina <indFinal>=0 e <indPres>=0 para operações de exportação.
- Se existir ao menos um item com CFOP iniciando em 7 e o campo <vTotTrib> do <total><ICMSTot> for maior que zero para os tributos ICMS, PIS ou COFINS (vICMS, vPIS, vCOFINS), então os totais de tributos estão inconsistentes com a imunidade/isenção esperada em operações de exportação: recalcule os totais garantindo que vICMS=0, vPIS=0 e vCOFINS=0 quando todos os itens forem de exportação direta ou indireta.
Consulte IEs e CNPJs antes de emitir NF-e
Muitas rejeições acontecem por dados cadastrais desatualizados. Com a FiscalAPI, consulte Inscrições Estaduais e CNPJs em tempo real direto da SEFAZ e Receita Federal.
Criar conta →